contato@fotofilmagemsalvador.com.br

(71) 3508-7739

Empresa parceira da SPNFILMES

Câmera fotográfica Superzoom não é DSLR! 

Compartilhe

Câmera fotográfica Superzoom não é DSLR.  Me baseando nos mais de 5.000 comentários/dúvidas que já recebi no meu site, posso afirmar que a maioria dos meus leitores possuem uma DSLR, seguidos de uma Superzoom, ou as duas! Mas percebo ainda uma grande dúvida na diferença entre esses dois tipos de câmeras tão comuns para iniciantes de fotografia.

 

É um desafio muito grande responder as dúvidas sobre Superzoom, porque esse tipo de câmera evoluiu bastante, então a resposta que se aplica a um modelo, pode nem de longe se aplicar a outro. Então se você ainda não tem certeza se sua câmera é uma superzoom, ou pretende adquirir uma, fique atento, esse artigo vai ajudá-lo a tirar o melhor do seu equipamento.

 

Superzoom não é DSLR

 

Essa dúvida mais comum do você imagina, ainda mais quando se encontram grandes empresas vendendo superzoons como câmeras profissionais e semiprofissionais, o que não se aplica a esse tipo de câmera essencialmente desenvolvida para pessoas que fotografam por hobby. Mas afinal o que é uma Superzoom?

 

O Que é Uma Superzoom?

 

As câmeras Superzoons, são também conhecidas como câmeras bridges, porque elas realmente eram a ponte entre as câmeras compactas e as câmeras DSLRs – posto agora ocupado pelas câmeras Mirrorless – são câmeras de lente fixa e com enorme zoom. Elas são relativamente pequenas, pelo menos se comparadas às DSLRs e muitas se parecerem fisicamente com as próprias DSLRs, talvez daí venha a confusão.

 

Minha Câmera é uma Superzoom?

                                                          Superzoom_GrandeAngular 

 

Se ela for uma câmera robusta (gordinha) e estiver escrito em algum lugar do corpo algum número seguido de X, que indicam a quantidade de zoom que elas possuem, como 20x, 30x, 40x, 50x, 60x, etc, além de não trocar de lente, sim, sua câmera é uma superzoom. Ter um zoom alto, o que normalmente faz com que a lente fique bem comprida quando se está utilizando o zoom máximo, é a característica determinante desse tipo de câmera, já que não trocar de lente, outros tipos de câmeras também não trocam.

Existem centenas de modelos de superzoom, e é natural pra quem está iniciando ter dúvidas porque muitas se parecem demais com uma DSLR, mas na mão fica mais fácil de identificar porque elas costumam ser bem leves.

 

Vantagens de uma Superzoom

 

A grande vantagem de uma superzoom, para quem está iniciando, é que elas são câmeras extremamente versáteis por possuírem lentes que vão de grandes angulares à superzoom em um mesmo equipamento, o que permite fotografar desde paisagem à animais como aves – que precisam de grandes zoons pra bons resultados.

 

A curva de aprendizagem de uma superzoom também é menor, como ela é desenvolvida para hobbystas, normalmente você já consegue fotografar minimamente sem grandes ajustes, claro que isso não dispensa a leitura do manual.

 

                                                                  Câmera fotográfica Superzoom  

 

Na minha experiência com os meus alunos, é muito evidente que modelos lançados de 2014 pra cá, tem maiores possibilidades de resultados quando você fotografa no Modo Manual, é gritante a diferença, já modelos antigos, fotografar no modo manual pode melhorar o desempenho, mas pelos sensores serem menores ainda, não fazem grande diferença entre os tipos de modos de cenas, todos acabam muito parecidos.

 

Desvantagens de uma Superzoom

 

Embora elas sejam projetadas para se parecerem com as DSLRr, as superzoons são apenas câmeras compactas com grandes lentes, mesmo modelos recentes não conseguem reproduzir o mesmo nível de detalhes que câmeras DSLR de entrada conseguem fazer, o que pode ser muito frustrante se a sua expectativa não estiver de acordo com suas reais possibilidades. E diferentemente de uma DSLR em que você pode adicionar acessórios como lentes específicas para tipos de fotografias diferentes, quando você compra uma superzoom, você fica preso ao que aquele modelo consegue fazer, ou seja, nesse quesito, as DSLRs tornam-se mais versáteis e bem mais duráveis, porque demoram muito a ficarem obsoletas.

 

Fonte: http://www.fotografia-dg.com

Leia Mais.


Outros serviços