Segurando a câmera
O primeiro meio de garantir imagens nítidas é segurar a câmera corretamente, o que deve ser feito apoiando-a em múltiplos pontos.
A forma padrão para segurar a câmera é apoiá-la em três pontos. Isto pode ser feito usando-se as duas mãos para segurar com firmeza tanto o corpo como a objetiva e colocando o rosto contra o ocular.
Gentilmente abra ambos os braços para os lados, atraindo-os para o seu peito. Em seguida coloque o rosto levemente contra a câmera enquanto olha através do visor. É importante que você mantenha o queixo para cima e permaneça relaxado quando pressionar cuidadosamente o botão disparador.
Segurando a câmera em pé
Para segurar a câmera corretamente quando estiver em pé, fique com os pés separados e com o seu corpo em um ângulo correto em relação ao assunto. Certifique-se de manter a parte de baixo do corpo firmemente posicionada durante as filmagens.
Fique em pé com os braços para os lados e em um ângulo adequado em relação ao assunto. Mantenha a parte de baixo do corpo firmemente posicionada durante as filmagens.
DICA: Durante a fotografia manual, o movimento do corpo ao inalar ou exalar ao pressionar o botão disparador pode levar a imagens tremidas, razão pela qual alguns fotógrafos ficam muito atentos à sua respiração ao tirar fotos.
Usando um tripé e um monopé
Usar tanto um tripé quanto um monopé é uma maneira eficaz de garantir que suas fotos saiam livres de borrões.
USANDO UM TRIPÉ
Certifique-se que o tripé foi colocado em uma posição estável.
Seguem algumas dicas para montar um tripé:
• Monte o tripé com uma perna para a frente, e duas pernas para trás.
• Estenda as pernas do tripé a partir dos segmentos mais longos.
• Afaste as pernas do tripé e fixeas adequadamente na posição
escolhida.
• Monte o tripé sobre uma superfície plana e dura.
DISPARO USANDO UM TRIPÉ:
Afaste totalmente as pernas do tripé e coloque-o sobre uma superfície estável.