Essência da fotografia de natureza. Uma tarde de Domingo a passear na floresta. Um dia no jardim zoológico. O despertar da Primavera. Um safari espetacular. O mundo natural é uma fonte de inspiração inesgotável. Neste curso, vamos apresentar-lhe as bases da fotografia de natureza. Sugestões práticas e criativas para se divertir ainda mais com a sua câmara enquanto passeia. Da savana africana ao seu próprio quintal.
chame-lhes a atenção
Os animais são difíceis de controlar. Como tal, sente-se imediatamente tentado a tirar uma fotografia de um animal (doméstico ou não) na situação em que estiver. Pode dar bons resultados, mas geralmente produz retratos completamente estáticos. Isto não lhe diz nada?
O seu animal faz algo engraçado e assim que a sua câmara fica pronta a disparar, parece que o gato ou o cão tem outros planos.
Deste modo, tem de manter o máximo contacto possível com o animal. Como, por exemplo, chamando o seu cão que virá ter consigo. Ou atire um brinquedo ao seu gato. A comida também funciona sempre.
Diga a alguém para atirar ao ar um biscoito de cão para que o cão olhe para cima ou até salte. Em suma, chame a atenção do seu animal para que o seu comportamento seja mais fotogênico. Vai ver que assim obtém fotografias muito melhores!
Seja paciente e capte aquele momento especial
Os momentos mais bonitos, engraçados e mexidos são geralmente muito breves. Especialmente no que se refere aos animais e respectivo comportamento. Nunca conseguirá forçá-los. Ou seja, tem de ser paciente. Aguarde que aconteça algo especial. Isto não se aplica apenas a animais domésticos, mas também a uma visita ao jardim zoológico.
Relaxe e aproveite o tempo para observar o animal que quer fotografar. Está para acontecer algo que mereça uma fotografia (ainda melhor)!
Disparos contínuos
Quando surgisse esse momento único, seria uma pena não poder registrá-lo. A maior parte das vezes esse momento está nos detalhes que duram apenas alguns segundos. Nesse caso, não tem a oportunidade de analisar os resultados de uma fotografia que tirou e tirar outra a seguir. Isto não é necessário porque a sua câmara tem um modo prático para estas situações: disparos contínuos. Com este modo, a câmara consegue tirar rápida e sucessivamente várias fotografias da mesma situação.
Compare os resultados do conjunto inteiro e vai ver que há sempre uma fotografia pelo meio que tem esse algo especial.
Fonte: Canon